Rádio Câmara



Os programas da Rádio Câmara a seguir são veiculados na nossa programação.

Para saber o horário dos programas, visite a nossa PROGRAMAÇÃO.

Em 5 de julho de 1948 morreu o escritor Monteiro Lobato

Sérgio Ricardo – Emília (Sérgio Ricardo)

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto


Moçambique e Cabo Verde - 46 anos de independência - REPRISE


Kalimba se congratula com os povos irmãos de Moçambique e de Cabo Verde. Os dois países de língua portuguesa comemoram esta semana 46 anos de independência. Moçambique no dia 25 de junho e Cabo Verde em 5 de julho. Preparamos uma edição com grandes representantes da música contemporânea dessas nações dançantes, com o balanço e a alegria que a data merece. De Moçambique teremos os astros da marrabenta – seu ritmo nacional – com Stewart Sukuma e Ghorwane; a tradição de Roberto Chitsondzo; a dançante Zav Madina; o balanço afrobeat de Cacique 97; o jazz de Moreira Chonguiça e uma jovem artista moçambicana que mora em São Paulo: Lenna Bahule. Da riquíssima música de Cabo Verde teremos o agito do funaná de Ferro Gaita e da cantora Lura; o romantismo de Grace Évora e de Elida Almeida, em dueto com a brasileira Roberta Campos; a sensualidade da voz de Mayra Andrade; e a voz imponente da diva dos pés descalços, Cesária Évora.


Toda Segunda as 20h.

O saxofonista Joe Henderson e o álbum Relaxin' at Camarillo

O álbum Relaxin’ at Camarillo, de Joe Henderson, gravado em 1979 e lançado em 1981, é uma joia rara do jazz desse grande saxofonista americano. Por mais de 40 anos, Joe Henderson esteve no topo da lista de todos os principais saxofonistas tenores. No entanto, foi depois dos anos 1990 que ele conquistou o público em geral. Esta gravação de 1979 demonstra as qualidades que finalmente trouxeram a Henderson atenção pública significativa. O calor, a expansividade e o melodismo da sua forma de tocar são realçados por seções rítmicas lideradas pelo admirador de longa data de Henderson, Chick Corea, que o acompanha no piano. Além de Chick Corea, Henderson conta com a participação de Richard Davis e Tony Dumas, no baixo, e Tony Williams e Peter Erskine, na percussão.


Produção: Caio Guedes

Reportagem e Apresentação: André Amaro

Toda Terça as 20h.

Os sinos de Zlonice (REPRISE)

Audácia e destino. Uma obra de história inusitada, por décadas perdida e só trazida de volta ao mundo musical tempos depois da morte do compositor. Os Sinos de Zlonice, por Antonín Dvořák.

Orquestra Sinfônica da Rádio de Praga regida por Vladimír Válek – Sinfonia n. 1 em Dó Menor “Os Sinos de Zlonice” (Dvořák)

Direção e apresentação – Ana Lucia Andrade


Toda Quarta as 20h.

Bruce Springsteen muito além de Born in the U.S.A.

Born in the U.S.A. não foi o primeiro sucesso de Bruce Springsteen, mas consolidou a carreira do cantor e guitarrista como um dos grandes cronistas do homem comum no rock. Memória do Rock traz esta faixa e outros dos grandes sucessos do “chefe”, como ele é chamado por seus colegas de banda, incluindo Better days, Dancing in the dark e This hard land.

Pesquisa, Texto e Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Toda Sextas as 20h.

Os Pianeiros 2

Confira a segunda edição do programa em homenagem aos “pianeiros”, como eram chamados os pianistas populares que ganhavam a vida tocando em cinemas, festas familiares, bailes, agremiações musicais e lojas de música, no final do século 19 e início do século 20. Durante o programa, conversaremos com o pianista e pesquisador Luiz Eduardo Domingues, que gravou o CD Os pianeiros – Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e companhia, lançado em 2013. Na parte musical, clássicos de Chiquinha Gonzaga, Joaquim Callado e Ernesto Nazareth.

Produção, Apresentação e Sonoplastia – Ruy Godinho

Todo Sábado ao Meio Dia.

Então, Foi Assim - Os Bastidores da Produção Musical Brasileira


A Parceria de Antonio Adolfo e Tibério Gaspar

Sá Marina (Antônio Adolfo e Tibério Gaspar) - Juliana (Antônio Adolfo e Tibério Gaspar) - Ana Cristina (Antônio Adolfo e Tibério Gaspar) - BR-3 (Antônio Adolfo e Tibério Gaspar) - Teletema (Antônio Adolfo e Tibério Gaspar)


Produção, Apresentação e Sonoplastia – Ruy Godinho

Todo Sábado as 18h.

Os forrós e os sambas de Mariana Aydar, no Aplauso


Esta edição do programa Aplauso privilegia os forrós e os sambas que a cantora e compositora paulistana Mariana Aydar tem gravado, nos últimos anos. Entre os destaques, o single O Futuro Já Sabia, que ela gravou recentemente com o amigo Chico César, para celebrar o São João, mesmo em tempos de pandemia. Mariana também recorda os trabalhos com os sanfoneiros Dominguinhos e Mestrinho, além do encontro musical com Zeca Pagodinho.


Todo Domingo as 11h.

Aline Calixto

De Belo Horizonte para o mundo do samba, Aline Calixto tem espalhado uma bela combinação de versos, batuques e suingues. Ela nasceu no Rio de Janeiro, mas vive na capital mineira desde criança. Tem devoção pelo samba de raiz e, ao mesmo tempo, renova o ritmo por meio de composições e interpretações que já renderam quatro álbuns e um DVD ao vivo. O quadro “poesia do samba” mostra o comovente encontro de Aline com Beth Carvalho cantando uma obra-prima de Dona Ivone Lara. Além de poético, esse registro foi histórico por ter marcado a última apresentação de Beth Carvalho nos palcos. Já o quadro “terreiro de bambas” cai na folia do Bloco da Calixto, que, nos anos sem pandemia, arrasta multidões no carnaval de BH.

Edição, Apresentação e Pesquisa – José Carlos Oliveira

Todo Domingo ao Meio Dia.