Rádio Câmara



Os programas da Rádio Câmara a seguir são veiculados na nossa programação.

Para saber o horário dos programas, visite a nossa PROGRAMAÇÃO.

Há 50 Anos, no Dia 18 de Novembro em 1970, Linus Pauling Afirmou Que Vitamina C Previne a Gripe


Renata Arruda – Vitamina (Renata Arruda e Chico César)


De Segunda a Sexta as 16h.

A Despedida de Majek Fashek

O ano de 2020 tem sido marcado pela morte de vários artistas da música da África, quer pela pandemia da COVID-19, quer por outras causas. No último dia 1º de junho nos despedimos de Majek Fashek, um dos maiores astros do reggae africano. Majekodunmi Fasheke nasceu em Benin City, na Nigéria, e fez parte de uma geração de artistas da África Ocidental influenciados pela chegada do reggae naquela região, nos anos 1970. Muito identificado com o ideal rastafari, adotou o nome de Majek Fashek e chegou a ser considerado o herdeiro africano de Bob Marley. Lançou seu primeiro álbum – Prisoner of Conscience – em 1987 e teve uma carreira de dez anos de sucesso.

Toda Segunda as 20h.

Os Jovens da BBNG Unem jazz ao Hip-Hop

BadBadNotGood (ou simplesmente BBNG) é um grupo canadense de música formado em Toronto por estudantes de jazz que se juntaram para celebrar o amor pelo hip-hop, pelo indie e pela música eletrônica. Eles são Matthew Tavares no teclado, Chester Hansen no baixo e Alexander Sowinski na bateria, com a participação do saxofonista e violonista Leland Whitty em algumas faixas. São conhecidos por interpretarem hip-hop e por suas colaborações com artistas como Tyler, The Creator, Frank Ocean e Ghostface Killah. Esta edição apresenta o terceiro álbum da banda, BadBadNotGood 3, lançado em 2014, o primeiro totalmente autoral.

Apresentação - André Amaro

Toda Terça as 20h.

Chopin in Concert - Parte 2

Mais talento polonês nesta segunda e última edição de série especial. Sinfonia Varsovia sob a regência do maestro Grzegorz Nowak, solistas Janusz Olejniczak e Krystian Zimerman, premiados no Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin, interpretam a Fantasia em Fá Menor e o Concerto para Piano e Orquestra n. 2, de Frédéric Chopin. Agradecimentos especiais ao violinista Antonio Bayma e ao oboísta José Medeiros, solistas da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Cooperação: Embaixada da República da Polônia no Brasil.

Direção e apresentação – Ana Lucia Andrade

Toda Quarta as 20h.

Grandes Nomes do Rock Irlandês

Há algo em comum entre os ídolos Gary Moore, Thin Lizzy, Rory Gallagher (foto), Paul Brady e Van Morrison; a mistura de rock com música tradicional do Horslips, Planxty e Mellow Candle; o punk de Stiff Little Fingers, Undertones e Boomtown Rats; e o U2, que começou a fazer sucesso quando o período clássico do rock estava se despedindo. Todos são oriundos da Irlanda, e Memória do Rock reverencia grandes nomes da segunda maior ilha britânica.

Pesquisa, texto e apresentação – Marcio Achilles Sardi

Toda Sextas as 20h.

Madeira de Vento (REPRISE)


O CD “Assanhado”, do Quinteto de Clarinetes Madeira de Vento, de São Paulo, foi lançado em 2009, pelo selo CPC-UMES. Na parte musical do programa, confira uma seleção de 10 peças de diversos autores, entre eles: Moacir Santos, Laércio de Freitas, Radamés Gnattali, Pixinguinha, João de Barro/Alberto Ribeiro, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Baden Powell, Maestro Duda e Dominguinhos.

Produção, apresentação e sonoplastia – Ruy Godinho

Todo Sábado ao Meio Dia.

Então, Foi Assim - Os bastidores da produção musical brasileira

Certas Canções (Tunai/Milton Nascimento) - O Sol Nascerá (Elton Medeiros/Cartola) - Segredos (Beto Dourah) - Doce de Coco (Jacob do Bandolim/João Pacífico/Hermínio Bello de Carvalho) - Revelação (Clodo/Clésio)


Produção, apresentação e sonoplastia – Ruy Godinho

Todo Sábado as 18h.

Badi Assad dá a Volta ao Mundo em 10 Canções

A paulista Badi Assad é a convidada desta edição do programa Aplauso. Essa cantora, compositora e violonista deu a volta ao mundo, nas dez faixas do álbum Around The World, que acaba de ser lançado, em CD nos Estados Unidos e na Europa, e no formato digital, no Brasil. O álbum foi gravado, nos Estados Unidos, e é derivado de um show e do livro Volta Ao Mundo em 80 Artistas, onde Badi homenageou cantores e compositores de lugares, etnias e épocas distintas que a influenciaram. Agora, na versão em disco, essa viagem se restringe a dez artistas de vários continentes, como a chilena Camila Moreno, o irlandês Hozier, a islandesa Björk, o britânico Alt-J e o brasileiro Lenine, entre outros, além de composições da própria Badi Assad.

Direção e apresentação: Carmen Delpino

Todo Domingo as 11h.

Clara e Paulo (REPRISE)

Samba da Minha Terra mergulha novamente nos 9 anos de paixão do casal Clara Nunes e Paulo César Pinheiro. Os dois se conheceram em plena quadra da Portela em 1974 e só separaram com a morte dela, em 1983. Os sambistas Mauro Duarte e João Nogueira funcionaram como verdadeiros cupidos na parceria de sambas de Paulo eternizados na voz de Clara. O programa traz trechinhos de entrevistas em que confessam a importância que um teve para a carreira e a vida do outro. O quadro “Poesia do samba” destaca os versos de amor e dor de “À flor da pele”, única composição de Clara, feita em parceria com Paulo.

Edição, apresentação e pesquisa – José Carlos Oliveira

Todo Domingo ao Meio Dia.