Universitária Especial - Cobertura Covid-19 Instituições e pesquisa



Programa especial com as últimas notícias sobre instituições e as pesquisas no combate à Covid-19.

Matérias sobre como as instituições brasileiras gerenciam as consequências do novo coronavírus. E as últimas pesquisas em busca de entender e tratar a doença.

Confira as matérias especiais produzidas pela equipe da FM Universitária:

Povos Indígenas Brasileiros.mp3

Povos indígenas brasileiro recebem informações preventivas sobre a covid-19. Devido a existência de mais de 800 mil indígenas no Brasil, a demanda de ações por parte das instituições deve ser ainda maior nesse momento. Reportagem de Luisa Araujo.

Idosos na Quarentena.mp3

Terceira idade na quarentena: equipe de pesquisa da Universidade Estadual do Piauí, analisa nível de exercício físico de idosos em tempo de isolamento social. Reportagem de Marta de Sousa.

Fake News.mp3

Durante a pandemia, é grande a circulação de notícias faltas, as famosas fake news. Dois projetos da Universidade Federal do Piauí, buscam combater a propagação de fake news. Reportagem de Beatriz Mesquita.

Quebradeiras de Coco.mp3

Comunidade tradicional das mulheres quebradeiras de coco babaçu do Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará, comentam as principais dificuldades nesse momento de pandemia. Reportagem de Luisa Araújo.

Esterelizadores UV.mp3

Universidade Federal do Tocantins produz esterilizador a partir de raio ultravioleta. Reportagem de Stefanny Sales.

Pesquisa com Felinos.mp3

Testes de felinos do zoológico de Curitiba devem ajudar em estudos da Universidade Federal do Pará sobre transmissão do novo coronavírus para humanos. Reportagem de Naiane Feitosa.

Dificuldade para Dormir.mp3

Dificuldade para dormir se torna frequente para quase metade da população brasileira. Saiba os motivos e mais detalhes na matéria de Naiane Feitosa.

Teste de 20 Minutos.mp3

Pesquisa liderada pela Universidade Monash, na Austrália, consegue identificar casos positivos de Covid-19 em 20 minutos através de amostras de sangue. Dois pesquisadores brasileiros participam do estudo. Reportagem de Marta de Sousa.

Rotina.mp3

Pandemia ocasionada pelo novo coronavírus altera rotina das pessoas de modo geral e, consequentemente, modifica a organização familiar. Crianças são as mais atingidas com essa alteração. Reportagem de Naiane Feitosa.

Máscaras de Mergulho.mp3

Máscara de mergulho é adaptada para ser usada em UTIs. A tecnologia evita a intubação do paciente acometido com a Covid-19. Reportagem de Marta de Sousa.

Atividades físicas.mp3

Desde o início do isolamento e distanciamento social, passamos maior parte do tempo em casa. A tendência par alguns é o sedentarismo. Mas a prática de atividades físicas pode ser realizada no ambiente domiciliar, a fim de manter uma qualidade de vida melhor e prevenir a Covid-19. Reportagem de Pedro Melo.